Somos de Ouro Preto/MG e temos orgulho de ser da cidade. Conheça Ouro Preto com a gente! Começamos com o Museu da Inconfidência.
O prédio abrigava, antes, a Casa de Câmara e Cadeia. A construção imponente foi edificada entre 1785 e 1885, com projeto de Luís da Cunha Meneses. A Casa de Câmara funcionou no segundo andar do prédio por 25 anos. Depois, foi transferida para outro casarão, também na Praça Tiradentes. Assim, todo o edifício foi ocupado pela Cadeia, sendo até mesmo a penitenciária estadual, por ordem do governador João Pinheiro, ainda no século XX. Em 1938 o prédio foi desocupado e a cadeia foi transferida para Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte. A construção é um dos símbolos de Ouro Preto, compondo a Praça Tiradentes.
O decreto para a criação do Museu da Inconfidência é de 20 de dezembro de 1938. Porém, o museu demorou um pouco para ser instituído. Em 21 de abril de 1942, o Panteão dos Inconfidentes foi inaugurado. A data marcou os 150 anos da sentença condenatória dos inconfidentes.
Dois anos mais tarde, em 11 de agosto de 1944 o Museu da Inconfidência foi inaugurado. A coleção apresenta a Inconfidência relacionada com Ouro Preto. Mostra uma nova leitura da vida social, política e artística mineira dos séculos XVIII e XIX.
Durante a pandemia de coronavírus, o Museu da Inconfidência está fechado para visitação.
Acesse o Museu da Inconfidência na web:
Foto: Leonardo Homssi
Comentarios